Páginas

domingo, abril 17, 2011

Pânico 4 (Scream 4)


‘Pânico’ foi uma franquia que marcou a minha vida. Sério.. Quando criança eu morria de medo da máscara, a ponto de chorar. Acredite, não estou mentindo. Conforme eu fui crescendo, eu fui perdendo o medo e criando admiração por ela. Por mais que só o primeiro filme tenha sido realmente bom, as continuações tinham um climão de ‘todos são suspeitos’ que me encantava. E continua encantanto.. Desde que ‘Pânico 3’ foi lançado, rolavam boatos de um 4º filme da franquia e todos os fãs (inclusive eu) aguardavam loucamente, porém era sempre desmentido. Eis que em 2010 o próprio Wes Craven (o ‘big dick’ criador da saga) afirma: ‘PÂNICO 4 VEM AI’.. Uhuuul, só alegria.. Mas também a duvida. O que será que vem por ai?

A trama segue a mesma linha das anteriores só que desta vez passaram-se alguns anos e Sidney escreveu um livro sobre sua vida pós-matança e retorna a Woodsboro para enfrentar os fantasmas do seu passado (uuuuh) e também divulgar o produto. Porém, contudo, entretanto, já que a estrela principal da cidade retornou, por que não voltar também o nosso querido Sr. Assassino? Começa então uma nova chacina, onde ninguém na cidade está a salvo e TODOS são suspeitos. Aeeee, super legal não?

Com uma cena inicial que alterna entre o bizarro e o criativo e um suspense de tirar o fôlego, ‘Pânico 4’ chega com os dois pés no peito e ainda cospe na cara das sequências anteriores. O maior mérito da produção para mim está no fato: NADA É ÓBVIO. Durante varias cenas eu me peguei dando risada por ter sido enganado. E isso para mim foi muito legal, pois realmente podemos curtir o filme de uma maneira onde somos pegos de surpresa em vários momentos. Ou vai dizer que você é um espertão e já sabia o que ia acontecer naquela cena do começo? Não que o filme seja um exemplo de originalidade, não é isso, só que Wes Craven e os roteiristas brincam com tudo que o espectador julga ser óbvio. Você acha que vai acontecer tal coisa e BAM! acontece outra. Fazia tempo que um filme não fazia isso. Afinal, ‘nova decada, novas regras’ não é mesmo? 

As cenas de suspense de ‘Pânico 4’ são absurdas. Quer dizer, algumas tem um tom de comédia que poderia ter sido deixado de lado, mas ok, nós relevamos. Em um momento estamos rindo, para no outro estar grudado na cadeira de tanta tensão. Destaque para a cena onde as personagens de Hayden Pannetiere(a ‘Save the cheerleader, Save the world’ de Heroes) e Emma Roberts (a sobrinha bonitinha da Julia Roberts) passam um trote para uma amiga e recebem uma ligaçãozinha do nosso ‘amigão bocejante’. Talvez a cena de maior destaque do filme. Um outro fato, o espectador é praticamente um personagem do filme, mais precisamente, somos os detetives e ficamos bem imersos na trama toda.

Outro ponto alto são os personagens e suas atuações. Todos são desenvolvidos na medida certa para o espectador amar, odiar, desconfiar, deles. Dewey (David Arquette), Gale (Courtney Cox) e Sidney (Neve Campbell) estão super a vontade nos respectivos papéis e demonstram um domínio muito grande deles. Destaque para Neve Campbell que teve sua melhor atuação na série. Sidney dessa vez não é uma mocinha indefesa, ela vai para cima do assassino sem medo de ser feliz, o que rende muitas cenas boas para o filme. Gale voltou a ser a ‘bitch’ que era nos tempos das vacas magras, e Dewey, bem.. Dewey continua sendo o Dewey! :D

Do elenco novo, composto por Emma Roberts, Hayden Pannetiere, Rory Culkin (Sim, irmão do Macauley), Nico Tortorella (não fez muuuuuitos filmes não), Erick Knudsen (o filho do policial em Jogos Mortais 2, lembram?), Adam Brody (o Seth de THE OC) e alguns outros, com certeza o destaque vai para Hayden, o melhor personagem, com as melhores tiradas, as melhores frases e protagonista de uma das criativas do filme. Quando você ver vai saber de qual estou falando. Emma Roberts começa meio perdidinha, mas nos minutos finais nos brinda com uma atuação digníssima, de deixar titia Julia orgulhosa. Outro destaque é o final do filme, muuuuuuito surpreendente e chocante. Sério, chega a ser insano de tão surpreendente.  Entra facilmente para um dos mais legais da atualidade.

Para mim o maior defeito da produção é o momento de comédia em momentos que ela deveria ter sido ignorada. É mais ou menos como aquele amigo chato que todo mundo tem que faz piadinha em momentos que é melhor ficar calado. Mas beleza, apesar disso todo mundo gosta dele, né? É a mesma coisa com ‘Pânico 4’. 

Sem mais delongas meus caros, se eu falar mais eu vou acabar entregando detalhes que são melhores de ser descobertos assistindo o filme. Então ta esperando o que? Corre para o cinema sem medo de ser feliz por que você e quem mais for com você vai se divertir muito. Desliga o cérebro e de risada, sinta medo, fique chocado com o final, torça para seus personagens favoritos terminarem o filme vivos e saia da sala fazendo a pergunta que não quer calar: QUAL É SEU FILME DE TERROR FAVORITO? Uhuuuuuuuul.. ‘Pânico 4’ é o melhor filme de 2011 até agora, e você vai adorar.

Nota: 9



 * Emma Roberts fala palavrão, gente! Quem diria? HEHEHE

2 comentários:

Unknown disse...

como sempre as reviews do Piacenti maravilhosas...como ja mencionei no twitter,parece que ele ta na minha cabeça quando escreve as criticas rs e sobre Pânico 4,nem há o que dizer alem de foi bom demais,valeu cada centavo,me surpreendi com o Ghostface e pra quem como eu crsceu assistindo Pânico,ta esperando o que pra ir la ver hein?!

Flávia disse...

Me mato até agora de não ter ido na estréia. Quero muuuito ver a Emma falando palavrão hahahaha