Páginas

quinta-feira, julho 22, 2010

Predadores (Predators)

Não assisti aos filmes anteriores da série 'Predador' nunca havia me chamado a atenção, principalmente depois que assisti 'Alien vs Predador' e sua sequência. Achei ruim, muito ruim.. e foi ai que os anteriores ficaram lá no final da minha lista de filmes para ver. O tempo passou e vi o trailer de ‘Predadores’ no cinema, que por sinal foi bem empolgante e eu fiquei com muita vontade de assistir, mas como todos sabemos, o trailer em muitas vezes é bem melhor que o filme. Com este filme não é diferente.

No filme, oito estranhos caem de pára-quedas (literalmente) em uma floresta. Após muito discutir e explorar o local descobrem que estão em outro planeta e que são alvos de uma criatura que não pretende deixá-los saírem vivos de lá. Começa então o famoso jogo de gato e rato para tentar sobreviver à temível criatura.
Até mais ou menos 40 minutos de filme, absolutamente nada acontece. E ao contrário do que muitos podem pensar, isso não é uma coisa ruim, pois um clima muito interessante é construído e uma certa tensão é estabelecida. Quando os famosos Predadores são inseridos na trama, começa a ficar sem graça, pois volta a ser mais do mesmo. Correria, tiros, mortes, sangue e bla bla bla.. Isso não é ruim, mas fica tudo muito corrido e algumas coisas começam a soar artificiais. Até os clichês que até então não estavam sendo tão incômodos, começam a incomodar.
Com exceção das duas primeiras, as mortes no filme não têm tensão, elas simplesmente acontecem. Quando você se dá conta, é menos um personagem no filme. Ok, isso é o que realmente interessa, mas se o diretor tivesse inserido um pouco mais de tensão e menos ação neste quesito, poderíamos ter algo melhor. Deixando claro que isso não foi ruim, mas podia ter sido melhor trabalhado.
O visual dos Predadores é muito engraçado, sério, acho que para ficar com medo daquele bicho somente de tiver um na sua frente, pois aqueles ‘dread locks’ e aquele biquinho que fazem com a boca, beira o ridículo. Não sei se nos filmes anteriores da série tinha uma rixa interna entre as espécies de Predadores, mas que nesse filme foi citada e ficou meio deslocada, pois na hora do vamos ver a coisa acontece tão rápido que nem dá tempo de escolher para qual das espécies você torce. A meu ver, essa sub-trama não foi realmente importante para o filme e deixou meio que claro que só estava lá para encher lingüiça. Os efeitos especiais e fotografia do filme apesar de não serem grandiosos, são muito bons.
O elenco conta com algumas celebridades, como Topher Grace (Homem Aranha 3), Adrien Brody (King Kong), Lawrence Fishburne (Matrix) e a excelente atriz brasileira e com toda a certeza o destaque do filme, Alice Braga (Ensaio Sobre a Cegueira). Todos estão muito bem e convincentes nos seus respectivos papéis. O diretor Nimrod Antal (Temos Vagas) também não faz feio, porém temos os pequenos detalhes que poderiam ser melhor trabalhados.
‘Predadores’ não é ruim, muito pelo contrário, ele tem muitos momentos bons, porém após a metade, ele perde um pouco do clima estabelecido e se torna mais um filme de ação e suspense convencional, mas não é porque ele fica convencional que ele merece menos destaque. O que realmente vale o filme, é que o início dele é muito bem feito e temos atores que conseguem segurar a onda sem problema algum. Não é um filme que você lembrará para sempre, mas se for fã do gênero, com toda a certeza valerá o ingresso.
Nota: 7

Um comentário:

Daniel M. Barros disse...

Cara!!!!

O filme estava bom e pronto...

Eu não suporto ver filmes do tipo e o vento levou, mas toda a crítica do cinema elogia o mesmo.

Você não gostou, achou certos pontos deslocados, por que vc não gosta e ponto final...

No Mais, gostei do teu blog, desejo-lhe sucesso...

fica na Paz!!!