Páginas

quarta-feira, agosto 18, 2010

O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer's Apprentice)

Desde 2001, quando o primeiro filme da série Harry Potter foi lançado, o mundo do cinema sofreu uma invasão de filmes de fantasia. Ficou provado que esse era um tema que cativava as pessoas e podia render milhões aos estúdios. Desde então, todos os anos somos apresentados a filmes com esse tema que podem ou não render uma franquia de sucesso. A Walt Disney Pictures apostou alto nesta aventura produzida por Jerry Bruckheimer, o mesmo de ‘Piratas do Caribe’ e o resultado, pelo menos nas bilheterias americanas, não foi muito satisfatório.

A trama básica do filme, é a seguinte. Balthazar Blake (Nicolas Cage) é um feiticeiro que durante anos vem procurando a pessoa certa para herdar os poderes que possui. Essa pessoa é Dave Stutler (Jay Baruchel), um rapaz qualquer, que mal sabe conversar com as garotas. Porém, quando bruxos nada amistosos começam a ser libertados, Dave precisar aprender todos os truques possíveis para ajudar Balthazar no combate ao mal.
Ok, vamos aos fatos. ‘O Aprendiz de Feiticeiro’ é aquele filme que logo de cara já notamos que tem um potencial enorme para ser um ‘Clássico da Sessão da Tarde’ .. Isso é ruim? Não necessariamente, eu particularmente adoro esse tipo de filme. Despretensiosos e feito com um único intuito, divertir. Ele não acrescenta nada de novo e é nada mais nada menos que uma diversão rápida e passageira.
O elenco conta com o ‘topo tudo por dinheiro’ Nicolas Cage, uma figurinha carimbada e grande conhecido do público, que ultimamente tem feitos coisas muito legais e outras nem tanto. Ao contrário do que muitos acharam, eu gostei da atuação dele, não é algo digno de um Oscar, mas ele não fez feio não. Dentro do proposto, ele se saiu muito bem. Também temos o ‘semi conhecido’ Jay Baruchel (Ligeiramente Grávidos) que se sai muito bem no papel de aprendiz desajeitado. Junto deles, também estão Alfred Molina (Homem Aranha 2), Teresa Palmer (Um Verão Para Toda a Vida) e Monica Bellucci (Matrix Reloaded), todos com uma atuação dentro do padrão.
A fotografia do filme, é adequada, tendo Nova Iorque como plano de fundo.. Mas os efeitos visuais são realmente o ponto alto do filme, destaque para a águia de metal que surge no meio da cidade. A trilha sonora também é um ponto alto, que vai agradar os mais jovens. A música tema do filme é bem interessante. 'Secrets' da banda One Republic, dificil não ficar com ela na cabeça ao término da sessão.
Sim, o filme tem defeitos (e muitos diga-se de passagem), o roteiro tem alguns furos gigantescos e é dificil de acreditar em muitas situações que acontecem ao longo do filme, principalmente no desfecho. Mas como eu citei anteriormente, ele não tem grandes pretensões e você não vai lembrar dele para sempre mesmo.
‘O Aprendiz de Feiticeiro’ é mais um filme de aventura e fantasia que aterrisa nos cinemas mundias. Não é um filme que vai ficar na sua memória para sempre, mas se você assisti-lo com o intuito de se divertir, com uma história divertida e repleta de efeitos visuais, certamente vai gostar. Apesar de não trazer nada de novo, é um filme legal que não ofende ninguém.
Nota 7,5

Nenhum comentário: