Páginas

quinta-feira, agosto 26, 2010

Par Perfeito (Killers)

Em 2010, as comédias de ação com elencos estelares invadiram os cinemas mundiais. Foram os casos de ‘Caçador de Recompensas’ com Jennifer Aniston e Gerard Buttler, ‘Encontro Explosivo’ com Cameron Diaz e Tom Cruise. São filmes que não são nenhum exemplo ou uma aula de cinema, mas dentro do seu proposto, divertem e nos fazem ter um momento agradável, correto? Este seria o propósito de ‘Par Perfeito’ que estréia essa semana nos cinemas brasileiros. Mas o que fazer, quando um filme que tinha muito potencial para ser divertidão, não consegue ser nem a metade disso?



Jen (Katherine Heigl) está passando as férias na Europa, lá ela conhece Spencer (Ashton Kutcher), o tempo passa e eles se casam. Porém o que Jen, mesmo depois desse tempo todo, não sabe, é que Spencer é um assassino profissional, e uma grana alta foi oferecida pela vida dele.


Não esperava em nenhum momento que ‘Par Perfeito’ fosse ser um filme que mudaria minha vida de alguma maneira, ou que pelo menos entrasse para a minha lista de filmes favoritos. O que eu mais queria era dar algumas risadas, passar o tempo, esquecer da vida por algumas horas.. e estou esperando por isso até agora. Não ri das piadinhas, não me empolguei com as cenas de ação, não achei que dava para torcer pela vida do personagem principal. Pensa em algo totalmente sem graça e forçado.


A trama do filme é um samba do criolo doido, fica uma boa parte só mostrando os dois se conhecendo, mostra os pais extremamente chatos da garota, que são interpretados por Tom Selleck (Será Que Ele É?) e Catherine O’Hara (Esqueceram de Mim), e depois de muito tempo realmente mostra ao que veio. Porém, quando o filme começa a ficar um pouquinho menos chato, ele acaba. Sim meus caros leitores, o filme acaba. A única coisa que fica conosco é a raiva de ter perdido tempo assistindo uma coisa horrorosa dessa. O melhor a se fazer é ver o trailer, pois ele É o filme. Exatamente na mesma ordem que é mostrado. Ver para crer. 


O problema deste ‘material cinematográfico’ não estão nos atores, que conseguem ficar razoavelmente bem nos seus papéis, e sim no roteiro. As coisas simplesmente vão acontecendo e acontecendo.. Ashton Kutcher dando porrada em tudo e em todos, Katherine Heigl gritando histéricamente o filme inteiro, eu não aguentava mais. Como eu citei, os atores até que estão bem, não é um papel memorável na carreira deles, tanto por que o filme não contribue em nada para isso, mas se o filme merece algum crédito, é por que o casal principal se esforçou um pouco. Agora os pais da protagonista, caramba.. Catherine O’Hara para mim SEMPRE vai ser a mãe do Kevin (Macauley Culkin em Esqueceram de Mim), que personagem chato e sem propósito ela foi arranjar. Quase o mesmo podemos falar do Tom Selleck. 


Quase não vi pontos positivos nesse filme. A fotografia do filme talvez é o que mais chama a atenção, principalmente no começo. Como já citei, o casal de protagonistas não está de todo ruim e salvo uma ou outra cena que fazem surgir um sorrisinho no canto do rosto. As melhores sacadas estão no trailer, mas elas não fazem o mesmo efeito no filme.


‘Par Perfeito’ é um filme mais do que dispensável, ele não vai fazer diferença nenhuma na sua vida. Não vale o ingresso do cinema, não vale uma locação.. só se você for muito fã dos atores ou está esperando este filme estrear há algum tempo. Talvez você goste e fique com raiva de mim, mas eu não gostei e deixo bem claro, EU NÃO RECOMENDO!


Nota 3

quarta-feira, agosto 18, 2010

O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer's Apprentice)

Desde 2001, quando o primeiro filme da série Harry Potter foi lançado, o mundo do cinema sofreu uma invasão de filmes de fantasia. Ficou provado que esse era um tema que cativava as pessoas e podia render milhões aos estúdios. Desde então, todos os anos somos apresentados a filmes com esse tema que podem ou não render uma franquia de sucesso. A Walt Disney Pictures apostou alto nesta aventura produzida por Jerry Bruckheimer, o mesmo de ‘Piratas do Caribe’ e o resultado, pelo menos nas bilheterias americanas, não foi muito satisfatório.

A trama básica do filme, é a seguinte. Balthazar Blake (Nicolas Cage) é um feiticeiro que durante anos vem procurando a pessoa certa para herdar os poderes que possui. Essa pessoa é Dave Stutler (Jay Baruchel), um rapaz qualquer, que mal sabe conversar com as garotas. Porém, quando bruxos nada amistosos começam a ser libertados, Dave precisar aprender todos os truques possíveis para ajudar Balthazar no combate ao mal.
Ok, vamos aos fatos. ‘O Aprendiz de Feiticeiro’ é aquele filme que logo de cara já notamos que tem um potencial enorme para ser um ‘Clássico da Sessão da Tarde’ .. Isso é ruim? Não necessariamente, eu particularmente adoro esse tipo de filme. Despretensiosos e feito com um único intuito, divertir. Ele não acrescenta nada de novo e é nada mais nada menos que uma diversão rápida e passageira.
O elenco conta com o ‘topo tudo por dinheiro’ Nicolas Cage, uma figurinha carimbada e grande conhecido do público, que ultimamente tem feitos coisas muito legais e outras nem tanto. Ao contrário do que muitos acharam, eu gostei da atuação dele, não é algo digno de um Oscar, mas ele não fez feio não. Dentro do proposto, ele se saiu muito bem. Também temos o ‘semi conhecido’ Jay Baruchel (Ligeiramente Grávidos) que se sai muito bem no papel de aprendiz desajeitado. Junto deles, também estão Alfred Molina (Homem Aranha 2), Teresa Palmer (Um Verão Para Toda a Vida) e Monica Bellucci (Matrix Reloaded), todos com uma atuação dentro do padrão.
A fotografia do filme, é adequada, tendo Nova Iorque como plano de fundo.. Mas os efeitos visuais são realmente o ponto alto do filme, destaque para a águia de metal que surge no meio da cidade. A trilha sonora também é um ponto alto, que vai agradar os mais jovens. A música tema do filme é bem interessante. 'Secrets' da banda One Republic, dificil não ficar com ela na cabeça ao término da sessão.
Sim, o filme tem defeitos (e muitos diga-se de passagem), o roteiro tem alguns furos gigantescos e é dificil de acreditar em muitas situações que acontecem ao longo do filme, principalmente no desfecho. Mas como eu citei anteriormente, ele não tem grandes pretensões e você não vai lembrar dele para sempre mesmo.
‘O Aprendiz de Feiticeiro’ é mais um filme de aventura e fantasia que aterrisa nos cinemas mundias. Não é um filme que vai ficar na sua memória para sempre, mas se você assisti-lo com o intuito de se divertir, com uma história divertida e repleta de efeitos visuais, certamente vai gostar. Apesar de não trazer nada de novo, é um filme legal que não ofende ninguém.
Nota 7,5