Páginas

terça-feira, julho 20, 2010

O Último Mestre do Ar (The Last Airbender)

Nunca assisti o desenho na qual esse filme foi baseado, nunca me despertou nenhum tipo de interesse na verdade. Em absolutamente todos os filmes que assisti recentemente nos cinemas, o trailer de 'O Último Mestre do Ar' foi mostrado.. sempre dando enfase no diretor M. Night Shyamalan, que dirigiu nada mais nada menos que 'O Sexto Sentido' e ultimamente tem feito coisas que não tem agradado as pessoas, que é o caso de 'A Vila' e 'Fim dos Tempos'. Ok.. fiquei no mínimo curioso para assisti-lo pois apesar dos pesares eu gosto do diretor e o trailer é muito legal, nos dá a sensação de que será um filmaço. Pois é.. doce ilusão.

Para resumir a história, temos a nação do fogo, água, terra e ar. De tempos em tempos nasce alguém que tem o poder de manusear os quatro elementos, esse alguém é chamado de Avatar. Como se não bastasse, a nação do fogo escravizou as outras três nações e o tal Avatar desapareceu. Eis que 100 anos depois ele está de volta para tirar o sossego da nação do fogo.

Certo, é uma adaptação de um desenho, eu entendo.. mas temos tantos desenhos legais que poderiam ser adaptados. A história é chata, parada e confusa em algumas horas.. pelo menos para mim foi. O filme tem 100 minutos, que parecem levar uma eternidade. Nada de interessante acontece durante esse tempo, e para quem não está interado no universo do desenho animado, é uma coisa chatíssima. Sim, temos uma ou outra cena de ação nesse meio tempo, mas elas não empolgam, não prendem a nossa atenção. O final sim dá uma engrenada, mas ai o filme acaba.. e ficamos com aquela cara de bobo.

O elenco é composto de atores pouco conhecidos, acho que o mais famoso ali é o Jackson Rathbone (Jasper da Saga Crepúsculo) e o Dev Patel (o Jamal de Quem Quer Ser um Milionário?), em atuações completamente forçadas, o segundo se limitava em simplesmente fazer caras de ‘to bravo, sai daqui’.. chegava a ser ridículo. E o menino que interpreta o Aang, o tal Avatar..? Em algum momentos dava a impressão que ele estava lendo o script. Pô Shyamalan.. a gente sabe que você consegue fazer melhor. A única que se sai realmente bem ali é a atriz que faz a Katara, que pelo visto foi a que melhor se empenhou e levou a sério seu papel.

M. Night Shyamalan.. esse é o primeiro filme dele que eu realmente não gostei. Eu sou meio do contra, enquanto todos odiaram ‘Fim dos Tempos’ e ‘A Dama na Água’ eu achei que foram legais, nada demais. Mas neste o cara errou feio.. é claro que tem gente que vai gostar, principalmente as crianças, mas quem for assistir com a cabeça mais aberta e esperando algo no mínimo divertido, vai se desapontar. O que foi o meu caso, eu não me diverti assistindo o filme, eu olhei no relógio o tempo todo, não via a hora de levantar.

Sim, nem tudo é horrível no filme. A fotografia é excelente.. paisagens muito bonitas. E os efeitos visuais também são muito bons, talvez fique melhor em 3D, não sei. Mas todos nós sabemos que estética visual por si só não faz um filme legal, se a história do filme contribuisse um pouquinho mais, quem sabe o resultado seria outro.

‘O Último Mestre do Ar’ é um filme fraco em todos os sentidos. Roteiro lento e confuso em algumas horas, atuações que beiram o ridículo e personagens que não nos despertam nenhum tipo de interesse. O filme só se salva porque é muito bonito esteticamente, e só. Pode ser que o público alvo deste filme saia satisfeito do cinema, assim como os fãs.. Mas pelo menos para mim, um leigo sobre o mundo de ‘Avatar: The Last Airbender’.. não agradou.

Nota 4

5 comentários:

Unknown disse...

o que eu acho desse blog ??? que é totalmente com um propósito !! e que você deve divulgar e muito !! vai ser o melhor blog sobre os filmes que estão no momento !!! show, Vi !!!!

Flávia disse...

Vic, suas críticas são ótimas. Não tenho o que falar sobre o filme, só que não tenho vontade de ver heuehuehu.

Anônimo disse...

também nunca assistir!

Salete Corrêa disse...

Volta e meia dou uma olhada aqui para ver se tem algo novo. Bom, eu ainda não assisti, mas já me decepcionei quando começaram a planejar o filme com a escolha dos atores. Mais ainda vendo você falar da atuação de Dev Patel que interpreta meu personagem preferido, ele no desenho era complexo tentando descobrir um caminho longe da obceção do pai. Mas vou assisitir já que éuma adaptação de um dos meus desenhos preferidos, vamos ver...

Visite o meu: http://pontapedepartida.blogspot.com/

Anderson Fernandes disse...

Caramba,parece que o Shyalaman ta decaindo de vez...sua critica me desaninmou a ver o filme!
Sou seu amigo la no filmow,
Anderson Fernandes.
Cara,show de bola seu blog!ja ta nos meus favoritos!!seu gosto é bastante parecido com o meu,ja vi q posso confiar!
grande abraço!