Páginas

quinta-feira, julho 01, 2010

Eclipse (Eclipse)



Eu gosto da 'Saga Crepúsculo' não tenho absolutamente nada contra, não gosto da histeria coletiva causada pelas fãs mais frenéticas e assustadoras, mas no que se diz a história acho bem legal, uma visão diferente sobre os vampiros que cumpre o que propõe.. uma diversão rápida e sem grandes pretensões.

Em 'Eclipse' acompanhamos novamente Bella, Edward e Jacob, porém dessa vez um exército de vampiros recém nascidos descontrolados e com sede de sangue está sendo montado, colocando em risco a segurança da garota. Vampiros e Lobisomens se unem para destruir o inimigo e por um fim nesse mal.

No que se diz respeito ao enredo, este é muito mais ágil e envolvente do que os anteriores.. deixando claro que apesar de ser um produto que as meninas idolatram, os marmanjos podem assistir e se divertir também. Muitas cenas de ação e uma certa violência foram adicionadas ao filme, e isso o deixou com um ar totalmente diferente de 'Crepúsculo' e 'Lua Nova'. O diretor David Slade (30 Dias de Noite) conduziu muito bem a trama, deixando um clima de suspense no ar durante boa parte do filme.

As atuações também tiveram uma notável melhora, apesar de eu não achar que o trio principal sejam atores ruins. Kristen Stewart perdeu o ar de 'menina boba' e nos apresenta uma Isabella Swann um pouco mais firme do que nos outros dois filmes da série.. assim como Robert Pattinson e Taylor Lautner, que demonstram estar muito mais a vontade com os personagens. Houve uma substituição no elenco deste filme, a vilã Victória agora é interpretada por Bryce Dallas Howard (A Vila, A Dama na Água) que é uma excelente atriz, mas ao meu ver não ficou bem no papel.. a atuação dela não é ruim, mas a atriz anterior tinha realmente uma cara de vilã sanguinária.

Como citei anteriormente, o roteiro deste episódio da Saga está muito melhor do que os outros, pois perdeu um pouquinho do ar 'filme para meninas' e ganhou um tom muito mais sério, até os vampiros 'bonzinhos' estão mais agressivos. O destaque do filme vai totalmente para o climax.. a cena dos vampiros recém nascidos saindo da água é muito bem feita, dando um tom de urgência e caos, ficou muito legal de se ver. A partir daí o filme prende a nossa atenção e nos leva a uma batalha final muito divertida de se ver, com direito a membros decepados e outras coisas do gênero. Aliás, algo que eu gostei foi a maneira como os vampiros foram sendo destruídos, bastante criativa.. quando assistirem, prestem atenção neste detalhe.

Os efeitos visuais do filme tiveram uma melhora também, claro que não se igualam a um 'Avatar' ou 'Transformers' mas estão muito bem feitos. Em minha opinião, em 'Eclipse' o pessoal da produção teve um cuidado maior em todos os aspectos, elevando a qualidade do filme ao máximo e fazendo o terceiro capítulo da série ser o melhor de todos até agora.

Uma coisa que não gostei no filme foi o fato de em alguns momentos ele parecer arrastado demais e que alguns personagens estão lá somente porque precisam ser lembrados que existem, como é o caso de Mike, Angela, Jessica e Eric.. e também como citei antes, não achei a Bryce Dallas Howard uma escolha certa para a vilã do filme.

'Eclipse' é com certeza o melhor filme da 'Saga Crepúsculo', não é aquele filme que vai ficar na sua cabeça por alguns dias, mas provavelmente você vai se divertir assistindo, ele está longe de ser um filme chato e vale o ingresso do cinema. Se você tem algum preconceito com a franquia, tente esquecer pois ele é muito diferente dos outros e muito mais agradável.. o tom romântico ainda permanece, obviamente.. mas o suspense e aventura adicionados deixaram o filme muito legal.

Nota 7

PS: Eu tentei ao máximo esperar uns dias para assistir e fugir da estréia, mas uma pessoa que eu tenho um carinho muito especial e que eu admiro muito me falou tão bem do filme que eu resolvi encarar as filas e fãs histéricas. :D

9 comentários:

Camila Carvalho disse...

Gosto muito da saga... Tô doida pra assistir... Gosto dos outros filmes, espero que esse seja mesmo melhor
Parabéns pela critica, está muito bem elaborada.
Abraço

mariahdfg disse...

So uma coisa amigo, eu sou apaixonada por vampiros desde criança e os estudo a anos, vampiro que é vampiro MORRE NO SOL, sem mais.Mania de transformar tudo em modinha.

Flávia disse...

tirando a substituição da atriz, me deu vontade de assistir :D. gostei da crítica

Fabiane Guimarães disse...

Oii... Passando pra dizer que recebi 2 selinhos desses de blog, e resolvi indicar seu blog lá! Passa no É, pois é pra pegar!

www.poiseah.blogspot.com


beijo

PS: dada a minha completa falta de paciência com essa franquia e seus vampiros purpurinados, abstenho de assistir a esse filme.

César Pedrosa disse...

Cara, tá muito BOA a tua crítica !
coisa de profissional, e olhe que eu vivo lendo criticas de filmes e me espantei com a perfeição da sua, parabéns !
ainda não pude assistir o filme, sou super fã da saga, mas não posso negar que os dois filmes anteriores foram duas porcarias, espero realmente que eclipse seja bom como vc e muita gente vem dizendo =D

Natália Almeida Shinoda disse...

se o edward não brilhasse seria perfeito HAUAAHAUAHHAUHA

Salete Corrêa disse...

Como já disse em um outro comentário, adoro suas críticas despretensiosas, sem achar que tudo é luxo ou lixo! Gosto de você achar os pontos fortes e fracos de cada filme. Assisti no sábado e concordo com tudo, o melhor até agora, palmas ao diretor que soube explorar partes engraçadas e leves e a luta que ficou muito boa, assim como é triste ver Victoria perder a exuberância maligna da atriz anterior.E também crítico a quase patética aparição dos amigos de escola de Bella.Seu blog esta nos meus favoritos e prefiro suas críticas a qualquer crítico especializado que já tenha lido.Juro!


Por isso te indiquei dois selinhos, está lá no meu Blog, se você não quiser colocar aqui, entendo, mas fica como reconhecimento ao trabalho bacana que você faz aqui.

http://pontapedepartida.blogspot.com/

Angie disse...

Concordo com tudo - até com a parte da aversão à histeria das fãs.
Uma dúvida: você fala de filmes antigos também?Se a resposta for sim,terá mais uma fã,hahah :)
Beijos.

Lory's disse...

Então, realmente observei uma grande melhora em eclipse, apesar de não gostar muito da saga, esse realmente me surpreendeu, ótima fotografia e um novo trio principal, como você citou brilhantemente na sua crítica! O que eu não aprovei, foi também relacionado a super vilã da série, no decorrer do filme observamos vilã Victória sendo perseguida por vampiros e lobisomens, ela era tão forte e morreu, pra mim de um maneira pifa, gostaria de ter visto não um a batalha épica mais sim algo melhor trabalhado!
Enfim ótima crítica! Parabéns Victor !